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Institucional Área de Estudo Pesquisas
 
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Período do Curso
22 de julho a 20 de agosto de 2010

Introdução, Objetivos, Organização, Corpo Docente, Inscrição, Seleção, Custos, Coleções Biologicas, Prazos, Observações, Correspondência.

Introdução
“Ecologia da Floresta Amazônica – EFA 2010" é um curso de campo intensivo que se realiza nas florestas úmidas da Amazônia. O curso é reconhecido e pertence à grade curricular da Pós-Graduação da Ecologia do INPA; é planejado e executado pelo Projeto Dinâmica Biológica de Fragmentos Florestais (PDBFF), uma cooperação entre o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e o Smithsonian Tropical Research Institute (STRI) e completa neste ano a sua 19º edição. Através da dedicação de mais de 200 profissionais, cerca de 360 alunos de Pós-Graduação de instituições nacionais, latino-americanas e norte-americanas já foram treinados. Hoje em dia, a maioria desses ex-alunos ocupa posições de destaque em universidades, institutos de pesquisa, instituições governamentais e não-governamentais e forma uma rede de contatos relevante.

Objetivos
O curso tem como objetivos gerais: (1) ampliar o conhecimento sobre a biodiversidade excepcional dos organismos da Floresta Amazônica; (2) estudar a heterogeneidade de habitats das florestas de terra firme fragmentada e contínua, várzea e igapó; (3) explorar a gama de métodos empregados para conduzir pesquisas ecológicas em ambiente tropical úmido; (4) aplicar métodos e princípios científicos em situações em que o conhecimento prévio e apoio logístico são mínimos e (5) propiciar um treinamento na comunicação científica eficiente, através de apresentações orais e elaborações de textos técnicos. Além disso, a interação com pesquisadores experientes da região e de outros centros internacionais promove a integração dos participantes em redes científicas internacionais e nacionais, além de abrir a possibilidade de colaborações a longo prazo durante suas carreiras profissionais.

Organização
O curso é realizado inteiramente no campo. Possui pesquisas diárias com etapas de planejamento, coleta e análise de dados, e apresentação vespertina dos resultados. As noites são aproveitadas para seminários, excursões noturnas e redação de relatórios científicos. Os alunos compartilham condições simples e rústicas nas várias bases de pesquisa visitadas. O curso culmina com um projeto individual de pesquisa de oito dias em que cada aluno planeja e implementa um estudo sob a supervisão do corpo docente. A avaliação é baseada na qualidade da participação do discente ao longo de todo o curso e no conteúdo científico de seus trabalhos.

Corpo Docente
Dois coordenadores ficarão responsáveis para conduzir as atividades ao longo do mês e contarão com a ajuda de um corpo docente composto de pesquisadores do INPA e demais instituições convidadas que além de dar aulas, atuarão como orientadores de grupos de alunos para desenvolver trabalhos em equipe.

Inscrição
ATENÇÃO - Para alunos regulares do INPA:
Abertura: 12 de abril de 2010. Encerramento: 23 de maio de 2010

Para todos outros candidatos:
Abertura: 12 de abril de 2010. Encerramento: 21 de junho de 2010

Apenas inscrição via internet será aceita neste ano e será recebida até a meia-noite do dias definidos como enceramento do período. Inscrições por via eletrônica facilitam a organização do processo de seleção. Em caso de absoluta impossibilidade do uso da internet o(a) candidato(a) deverá entrar em contato com o PDBFF para definir uma maneira alternativa para o recebimento da inscrição. Veja como contatar o PDBFF no final dessas informações.

Os candidatos de qualquer nacionalidade devem apresentar os seguintes documentos:

1. Ficha de Pré-Inscrição preenchida;

2. Carta de Intenções (máximo 1 página), descrevendo seus interesses e os motivos para participar da disciplina;

3. Currículo atualizado pela Plataforma Lattes (para brasileiros) ou currículo atualizado (máximo 3 páginas) para estrangeiros. Apenas o “link” gerado no Lattes não será aceito, transforme o seu Lattes em um arquivo pdf.

4. Esboço curto de um projeto para desenvolver em um prazo de cinco dias (com título, introdução e justificativa, hipóteses a serem avaliadas, métodos, referências, e lista de materiais necessários, indicando aqueles que podem ser fornecidos pelo próprio aluno). O projeto pode ter no máximo quatro páginas de texto com fonte Times New Roman tamanho 12, bordas com 2,5 cm e espaçamento 1,5. Preferencialmente o projeto não deve tratar do mesmo tema que o aluno está desenvolvendo em seu trabalho de mestrado ou doutorado e deve apresentar originalidade da idéia em sua proposta. Os alunos selecionados desenvolverão o projeto individualmente em uma floresta de terra firme ao norte de Manaus. Portanto, seja coerente em apresentar um projeto que possa ser desenvolvido nesse tipo de floresta. Estudos em ecologia terrestre ou aquática (considerando a rede local de drenagem) serão bem pontuados. Recomenda-se aos candidatos pesquisem os livros de campos dos últimos três anos, principalmente os projetos individuais para terem uma boa noção da forma e conteúdo dos trabalhos que foram desenvolvidos recentemente. Os livros podem ser verificados neste site. Outra fonte importante de informação sobre como apresentar um projeto pode ser oferecido por alunos que já cursaram o curso.

Inscreva-se: Ficha de pré-inscrição Não deixe para a última hora!

Inscrição APENAS PELO e-mail e SEM PENDÊNCIAS

As inscrições devem ser enviadas para Dr. José Luís Camargo através do endereço eletrônico pdbff@inpa.gov.br.Os documentos requeridos devem fazer parte da mensagem como anexos e prefere-se recebê-los em formato pdf, com exceção da ficha de pré-inscrição que está em formato Excel.

ATENÇÃO:Apenas as inscrições completas serão avaliadas, o candidato(a) deverá enviar em um mesmo e-mail os documentos completamente preenchidos listados nos itens 1 a 4 (ver acima), sem pendências. Uma inscrição completa assegura a candidatura do interessado(a). A comissão responsável pela seleção não terá disponibilidade para solicitar documentos pendentes.

ATENÇÃO: Pedimos para que o campo do “subject/assunto” no cabeçalho do e-mail seja utilizado da seguinte forma para todas as mensagens relativas à inscrição do candidato(a).

to: pdbff@inpa.gov.br
from: o nome do candidato(a)
subject: Curso de Campo 2010 - "o nome do candidato(a)"

Seleção
O curso tem 20 vagas. A preferência é dada para alunos que estão cursando o mestrado e para doutorandos com até um ano de curso em ecologia ou em uma área relacionada de trabalho nos neotrópicos. Alunos que ainda estão cursando a graduação ou que já estão no segundo ano do doutorado serão aceitos somente em casos excepcionais. Um comitê de seleção formado pelos coordenadores e dois outros cientistas de outras instituições selecionarão os candidatos visando maximizar a diversidade dos alunos tanto nos interesses e disciplinas quanto nas regiões, países e instituições. Caso haja disponibilidade de tempo e de facilidades tecnológicas, os primeiros 40 candidatos listados em uma seleção prévia poderão ser entrevistados (com hora marcada) pelos coordenadores. A entrevista deverá ser realizada via Skype e ser considerada uma ferramenta para auxiliar na seleção dos 20 primeiros colocados.

Os alunos aceitos poderão se matricular como alunos especiais no Curso de Pós-Graduação do INPA/CPEC e receber 8 créditos. O curso será ministrado em Português e, conseqüentemente, os candidatos de países de língua Espanhola ou outros idiomas precisam entender Português, mesmo que se comuniquem em Espanhol ou outros idiomas. Palestras ou aulas em línguas estrangeiras, principalmente Espanhol e possivelmente Inglês poderão ser dadas durante o curso.

Custos
O curso fornece alimentação, redes de dormir, mosquiteiros, alojamento e transporte local. Neste ano os organizadores do curso não cobrirão despesas aéreas de viagens do ponto de destino à Manaus e retorno. Incentivamos fortemente que o aluno procure recursos próprios ou dos programas de Pós-Graduação das respectivas instituições para esse deslocamento. Durante os deslocamentos entre as localidades visitadas pelo curso, gastos com alimentação e demais despesas pessoais serão da responsabilidade de cada aluno. Cada participante deve levar consigo itens de uso pessoal, equipamentos e bibliografia especializados referentes à sua pesquisa individual e dinheiro para gastos pessoais (R$ 200,00 a 300,00 reais devem ser suficientes).

Coleções Biológicas
Durante o curso, não será permitida a coleta de material biológico para terceiros. No caso da necessidade de coletar material biológico para fins de pesquisa, o aluno deve indicar o(s) grupo(s) de interesse e a natureza da pesquisa na correspondência de inscrição. Em qualquer caso, o aluno deve obter todas as autorizações exigidas pelo IBAMA para as coletas pretendidas. Nas reservas do INPA e do PDBFF é necessária também a permissão destas instituições. Incentivamos os alunos a pensarem em seus projetos individuais sem ter a necessidade de efetuar coletas para futuras identificações.

Prazos
As inscrições devem ser enviadas até o dia 23 de maio de 2010 (para alunos regulares do INPA) e até o dia 21 de junho de 2010 para os demais candidatos. A divulgação do resultado da seleção ocorrerá no dia 29 de maio de 2010 para alunos do INPA e no dia 21 de junho de 2010 para os demais candidatos. Resultados serão publicados no site do PDBFF. Pedimos paciência aos candidatos(as) caso a divulgação sofra algum atraso. Confiram as atualizações do site neste período.

Observações
Note que alunos regulares do INPA serão selecionados separadamente dos demais candidatos. Por ser um curso regular do Programa de Pós-Graduação do INPA, um total de até seis vagas será destinado a estes candidatos. Note também que tais alunos terão um período menor de inscrição, mas ao mesmo tempo tais alunos tenderão a ter uma maior facilidade em elaborar um projeto, pois os mesmos já possuem certa experiência nas florestas da região onde o curso será desenvolvido.

Endereços para o envio do material de inscrição
e-mail: pdbff@inpa.gov.br - Dr. José Luís Camargo.

Telefones para mais informações:
Tel.: (92) 3642-1148 (falar com a Sra. Adriane),
Fax: (92) 3642-2050


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