|DIVERSOS
 - Apres. de Propostas
 - Download
 - Galeria Coord.PDBFF
 - Licença Pesq.IBAMA

|LINKS

 - Pioneiras
 - The Bruna Lab
 - Ferraz´s Lab
 - Projeto Igarapés



Institucional Área de Estudo Pesquisas
 
  • Fragmentação
  • Inscrições
  • Turmas
  • Perguntas Frequentes


Introdução    Objetivos    Estrutura e Organização    Datas    Requisitos e público   

Introdução

O curso Fragmentação na Paisagem Amazônica 2011 é uma ferramenta de trabalho dirigido a profissionais da área ambiental, sejam eles alunos de graduação ou técnicos atuando em instituições de ensino, pesquisa ou conservação. O curso se propõe a difundir o conhecimento gerado pela pesquisa científica na região, estimulando uma reflexão sobre os impactos e efeitos da ocupação humana na floresta, se aprofundando em resultados que são de interesse direto para manejar reservas e unidades de conservação, além de minimizar danos e diminuir impactos sobre o funcionamento da floresta para o planejamento da ocupação de terra e o desenvolvimento de políticas públicas que tomem por base os conhecimentos científicos já gerados.


Objetivos

* Transferir informação científica e técnica para os participantes, de maneira a ajudá-los a compreender as conseqüências da fragmentação florestal e a aplicá-las na formulação de estratégias de manejo e gerenciamento ambiental;

* Aumentar o conhecimento de técnicos ambientais sobre as conseqüências da fragmentação da floresta amazônica, enfatizando mudanças em funções e processos;

* Mostrar a importância do recurso florestal para o desenvolvimento da região, como patrimônio de todos e fonte de bem estar social;

* Permitir acesso dos participantes aos métodos e princípios científicos mais atuais pela interação com pesquisadores experientes da região;

* Possibilitar informação geral sobre temas atuais nacionais e internacionais relativos ao meio ambiente;

* Fomentar a integração dos alunos participantes em redes científicas nacionais e internacionais e facilitar a colaboração técnica durante o desempenho de suas funções.


Estrutura e Organização

O curso terá duração de três semanas envolvendo três partes principais:

Semana 1 Conceitos teóricos e familiarização com a literatura disponível sobre o assunto. Local: Universidade Federal do Amazonas.

Semana 2 Aplicação dos conceitos na prática e utilização de técnicas de investigação científica para diagnosticar e interpretar os efeitos de fragmentação sobre ecossistemas. Local: Reserva Dimona PDBFF/INPA.

Semana 3 Fragmentação urbana e planejamento regional: uma introdução aos aspectos socioeconômicos relevantes. Local: Área urbana de Manaus, incluindo fragmentos florestais urbanos, parques urbanos, igarapés etc. e Universidade Federal do Amazonas.

Datas

Período do curso: 31 de janeiro a 18 de fevereiro de 2011
Inscrição: 03 de novembro a 10 de dezembro de 2010

Requisitos e público

Ser aluno de graduação de cursos na área ambiental (biologia, ecologia, engenharia florestal, agronomia, paisagismo e arquitetura, economia, geografia, educação ambiental etc.) ou ser técnico com nível superior trabalhando em instituições governamentais (IBAMA, ICMBIO, secretarias municipais e estaduais) e não-governamentais (ONGs, institutos) que atuem na área ambiental (fiscal, legisladores, consultores, etc.)





Deve conter apenas quatro documentos:

1) ficha de inscrição preenchida,
2) carta de intenções,
3) Curriculum Vitae (CV-Lattes) – não aceitaremos apenas o “link”, anexe o
    arquivo na mensagem,
4) Histórico Escolar (até o último semestre cursado) em caso de alunos de
    graduação.

Estes documentos devem ser enviados por via eletrônica para o e-mail institucional do PDBFF (pdbff@inpa.gov.br) no campo assunto deve constar: FRAG-2011 - (seu nome).

ATENÇÃO: as inscrições este ano serão feitas apenas por via eletrônica – caso você tenha uma limitação ao acesso à internet entre em contato conosco para combinarmos um esquema alternativo. Neste caso, ligue para Dr. José Luís Camargo no número (92) 3642 1148. Inscrições incompletas não serão consideradas no processo de seleção.

Envie todos os documentos em uma única mensagem. Aconselha-se a enviar sua inscrição o quanto antes para garantir que os documentos estarão organizados para análise e seleção até no máximo o dia 10/12/2010 – até às 23:59 h.

Atenção: Os alunos selecionados deverão apresentar uma declaração do orientador ou responsável endossando sua participação no curso.

Faça download da   ficha de inscrição





PDBFF/INPA
INPA - Caixa Postal 478 CEP 69011-970
Manaus, AM - Brasil
Tel.: (092) 3642 1148 ramal 24 Fax: (092) 3642 2050
e-mail 
  pdbff@inpa.gov.br


2000 2001 2002
2003 2004 2009
 
 
2010 2011  



1. A inscrição é paga?

     Não. A inscrição é totalmente grátis.

2. Quem pode participar do curso?


     Alunos de graduação ou técnicos que trabalham em áreas afins dos assuntos que envolvem fragmentação florestal (considerando inclusive a problemática de fragmentação florestal em áreas urbanas). Alunos que estão nos últimos períodos da graduação serão mais competitivos no processo de seleção. Alunos dos cursos de Biologia, Ecologia, Agronomia, Geografia, Geologia, Engenharia Florestal, Ciências do Ambiente e outras áreas afins fazem parte dos perfis esperados.

3. Estrangeiros podem participar?

     Podem. Nada impede que estrangeiros que estejam dentro do perfil do curso (veja pergunta acima) participem do processo de seleção. Estrangeiros terão que ser fluentes ou compreender Português, já que o curso é ministrado em Português.

4. O curso cobre as despesas dos participantes?

     Não. O curso dura três semanas. A primeira e a terceira semana são ministradas nas dependências da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Despesas com alimentação, hospedagem, transporte etc. deverão ser cobertas por cada um dos participantes. O PDBFF procura um hotel mais barato, mas os custos são por conta dos participantes. Em várias edições nós colocamos os alunos em contato. Isso ajuda a dividir um quarto em hotel ou quem sabe ficar hospedado na casa de um dos participantes de Manaus. Alunos do curso poderão se alimentar no Restaurante Universitária que cobre um preço simbólico para a alimentação. Na segunda semana (2a a 6a feira) o curso é no campo - os organizadores cobrirão despesas com transporte, estadia e alimentação nesses dias de campo.

5. No período de campo há alojamento para os participantes?

     Sim. Os participantes dividirão um alojamento comum, rústico, porém confortável. Todos dormem em redes durantes o período de campo.

6. Quais os requisitos para seleção?

     Os candidatos deverão enviar todos os documentos requeridos e ter o perfil já descrito acima para ser um candidato forte no processo de seleção.

7. Se aprovado na seleção quem deverá assinar minha declaração?

     Os técnicos selecionados deverão ter uma autorização da instituição que trabalha para participar do curso. Geralmente estas autorizações são assinadas pelo chefe direto. Os alunos finalistas ou alunos bolsistas (PIBIC por exemplo) deverão pedir autorização para os seus respectivos orientadores para poder ficar ausente ao menos as três semanas de duração do curso. Lembrem-se que o curso foi planejado para ocorrer durante as férias de verão - em teoria, não deveria haver sobreposição com o período acadêmico, mas por experiências anteriores, sabemos que muitos alunos têm responsabilidades acadêmicas durante as férias escolares. Candidatos selecionados que não têm vínculo empregatício ou responsabilidades acadêmicas não precisam entregar tal declaração.

8. Se por algum motivo eu mandar somente o link do meu CV-Lattes eu serei prejudicado na hora da seleção?

     Sim. Uma dica importante, siga exatamente o que é requerido pela chamada - não tente distorcer as regras. Caso pedíssemos apenas o link do seu CV-Lattes, você enviaria o link. Durante o processo de seleção não temos tempo para obter pela internet todas as informações de cada candidato. Facilite o processo e não se prejudique.

Página Incial Fale conosco English Español