|DIVERSOS
 - Apres. de Propostas
 - Download
 - Galeria Coord.PDBFF
 - Licença Pesq.IBAMA

|LINKS

 - Pioneiras
 - The Bruna Lab
 - Ferraz´s Lab
 - Projeto Igarapés



Institucional Área de Estudo Pesquisas
 
  • Gestão de Unidades de Conservação da Amazônia
  • Inscrições
  • Turmas
  • Perguntas Frequentes

  

Apresentação    Objetivos    Organização do Curso    Módulos    Datas e Temas    Seleção    Custos    Prazos   

Apresentação

Período do curso: 18 de março a 1º. de julho de 2011

O PDBFF em parceria com o WWF-Brasil, inova e lança o I Curso à distância em Aprofundamento em Gestão de Unidades de Conservação da Amazônia. O curso é voltado para o desenvolvimento e aperfeiçoamento de habilidades necessárias à atuação efetiva de profissionais envolvidos com gestão de Unidades de Conservação (UCs) na Amazônia Legal.

Com quatro meses de duração, a primeira versão do treinamento será destinada especialmente aos profissionais que já participaram de uma das 16 edições do Curso Introdutório de Gestão de Unidades de Conservação da Amazônia, ministradas desde 2004 pelo Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), também em parceria com o WWF-Brasil. Contribuir para a implementação das unidades de conservação apoiadas pelo Programa de Áreas Protegidas da Amazônia (ARPA) e de outras UCs localizadas na região sempre foi o foco principal destes cursos, que contaram com a participação de representantes do IBAMA, ICMBio, OEMAs e ONGs locais.

Com o objetivo de continuar contribuindo para a conservação da Amazônia e aprofundar algumas das temáticas destes cursos presenciais, o WWF-Brasil estabeleceu uma parceria com o PDBFF, um projeto binacional entre o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e o Smithsonian Tropical Research Institute (STRI).

No final do curso haverá um seminário presencial onde alunos selecionados deverão apresentar o resultado de um trabalho técnico a ser desenvolvido no decorrer do treinamento oferecido pelo curso.

No final de 2008, o IPÊ realizou uma pesquisa com ex-alunos dos cursos presenciais com o intuito de identificar os benefícios proporcionados pelo curso e ainda, considerava a possibilidade de continuidade do curso em uma versão avançada. A pesquisa também buscava obter informações sobre quais as disciplinas que deveriam ser priorizadas em uma versão do curso mais parcimoniosa. O resultado da pesquisa apontou, dentre as disciplinas ministradas nos cursos presenciais, principalmente quatro disciplinas:

(1) legislação,
(2) gestão do conhecimento,
(3) ciclo de gestão adaptativa com noções de planejamento e
(4) elaboração de planos de manejo e ainda, a avaliação da efetividade de manejo e monitoramento da     gestão.

Estas são, portanto, as disciplinas que serão oferecidas na versão avançada e à distância. A expectativa do WWF–Brasil e do PDBFF é a de que este curso sirva como apoio aos gestores na implementação das Unidades de Conservação da Amazônia.


Objetivos

Objetivo principal:

Proporcionar aos participantes noções básicas e orientações para a gestão das unidades de conservação, baseadas em uma visão integradora das questões sociais, naturais e ambientais relacionadas à paisagem e ao contexto regional.

Objetivos específicos do curso

I. Dar continuidade à capacitação dos ex-alunos das 16 edições (2004-2010) do Curso Introdutório de Gestão de Unidades de Conservação da Amazônia, oferecido pelo IPE em parceria com o WWF-Brasil.

II. Fomentar o enfoque interdisciplinar e contextualizado às condições locais para identificar e resolver os desafios relacionados à gestão das unidades de conservação.

III. Promover contato e intercâmbio de informações e experiências entre os participantes, sobretudo entre profissionais que trabalham com unidades de conservação em diferentes organizações (por exemplo, IBAMA e secretarias estaduais de meio ambiente).

Organização do Curso

O curso será totalmente on line e dividido em quatro módulos. Cada módulo é de responsabilidade de um professor que apresentará o conteúdo programático de sua disciplina em quatro aulas, cada uma disponibilizada semanalmente para o corpo de alunos. O conteúdo programático dos módulos terá um conteúdo similar ao do curso presencial oferecido pelo IPE/WWF, porém com oportunidades de ampliar o conhecimento.

O curso está abrigado em um site próprio e com links nos sites do PDBFF e WWF-Brasil para facilitar o acesso. O site do PDBFF ( http://pdbff.inpa.gov.br) por sua vez fica abrigado no portal do INPA (http://www.inpa.gov.br/). Após inscrição no curso, cada aluno terá senha própria que permitirá interagir com o site, tanto para ter acesso às aulas, como para se comunicar com os professores, assim como para a entrega de exercícios ou discussões promovidas entre os participantes.

Módulos

Nos módulos oferecidos pela internet, os alunos receberão informação sobre os objetivos específicos daquele módulo, a organização e planejamento didático; material para leitura; exercícios e quando pertinente um trabalho final (provavelmente um exercício que envolva um planejamento enfocando o assunto principal do módulo, um ensaio ou um estudo de caso).

Cada módulo será desenvolvido por um especialista e será supervisionado pelos coordenadores do Curso e ainda profissionais do WWF que estiverem vinculados ao projeto. Os especialistas deverão dar assistência aos alunos nos dias que o módulo estiver operacional. A assistência deverá ser por via eletrônica.

O site específico do curso é um espaço de comunicação comunitária para troca de impressões; experiências e discussões pertinentes aos módulos e exercícios associados. O uso do espaço poderá ser incentivado com a abertura oficial de cada módulo e apresentar um formato de um fórum permanente de debates.

Prosseguimento: Os melhores alunos e mais estimulados deverão apresentar seus trabalhos finais de uma maneira presencial através de um Seminário organizado pelo WWF. Os coordenadores poderão criar critérios para a seleção dos participantes do Seminário. A realização, a data e local do seminário serão anunciadas no decorrer do curso.



Datas e Temas

Quatro especialistas serão responsáveis para cada um dos módulos:

• Módulo I (18/03 – 8/04/2011) Legislação Ambiental

• Módulo II (15/04 – 6/05/2011) Programa de Conhecimento e Pesquisa

• Módulo III (13/05 – 3/06/2011) Monitoramento e Efetividade de Manejo

• Módulo IV (10/06 – 1º/07/2011) Planejamento

Seleção

Haverá um processo de seleção APENAS se o número de candidatos exceder nossa capacidade de trabalho. A prioridade são alunos que participaram de qualquer uma das edições do Curso Introdutório de Gestão de Unidades de Conservação da Amazônia¸ o pré-requisito para participar desse curso. Caso tenha processo de seleção os alunos serão avisados.

Custos

Pelo seu caráter virtual, o curso não oferece custo direto para os alunos. De qualquer maneira, nenhum custo para acessar a rede (custo indireto) será coberto pela organização do curso.

Prazos

As inscrições devem ser enviadas até às 23:59 h do dia 11 de março de 2011. Logo após, a lista de participantes será anunciada. O curso inicia no dia 18/03/2011.





Abertura: 20 de dezembro de 2010. Encerramento: 11 de março de 2011.

Apenas inscrições via internet serão aceitas e poderão ser enviadas até a meia-noite do dia 11 de março de 2011. Inscrições por via eletrônica facilitam a organização do processo de seleção. Em caso de absoluta impossibilidade do uso da internet o(a) candidato(a) deverá entrar em contato com o coordenador para definir uma maneira alternativa para o recebimento da inscrição. Nesse caso, entre em contato com José Luís Camargo, e-mail (pdbff@inpa.gov.br) com cópia para Adriane Gomes (agbatalha@gmail.com).

Os candidatos devem apresentar os seguintes documentos:

1. Ficha de Pré-Inscrição preenchida;

Inscreva-se: Ficha de pré-inscrição. Não deixe para a última hora!


Inscrição APENAS PELA INTERNET e SEM PENDÊNCIAS

As inscrições devem ser enviadas para José Luís Camargo através do endereço eletrônico pdbff@inpa.gov.br. A ficha de inscrição deve estar anexa à mensagem e prefere-se recebê-la em formato Excel. Alguns dias após a inscrição, o candidato receberá uma mensagem com informações pertinentes para acessar o site do curso. Incluindo login e senha.

ATENÇÃO: Pedimos para que o campo do “subject/assunto” no cabeçalho do e-mail seja utilizado da seguinte forma para todas as mensagens relativas à inscrição do candidato(a).

to: <pdbff@inpa.gov.br>
from: <o nome do candidato(a)>
subject: Curso de Gestão - "o nome do candidato(a)"

Endereços para o envio do material de inscrição

E-mail: pdbff@inpa.gov.br - José Luís Camargo – cópia para Adriane Gomes (agbatalha@gmail.com)

Telefones para mais informações:

Tel.: (92) 3642 1148 (falar com a Sra. Adriane), Fax: (92) 3642 2050


 
 
 
     
 
 
 
     
 
 
 
     



 
Página Incial Fale conosco English Español